quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Rio de Nojeira – O melhor canal de pivetes do Youtube

 


Quem é carioca ou já morou no Rio de Janeiro sabe que a vida por lá não é exatamente fácil. No Centro da cidade quem não é esperto fica à mercê de pivetes (trombadinhas, se não estiver por dentro da gíria local), que são bons de fuga e não perdem a chance de tirar vantagem. Pensando nisso um morador local, da janela do prédio onde mora ou trabalha, faz vídeo em forma de denúncia para as autoridades, o governador do estado ou para quem quer que seja que possa vir a tomar uma providência, ou mesmo alertar as pessoas das ações da delinquência dos moradores de rua. É um problema social, óbvio, o buraco é mais embaixo e soluções precisam ser encontradas, com certeza não é tão simples como gostaríamos, mas é preciso divulgar as ações desses menores, evitando assim grandes problemas. São situações tristes, deploráveis, algumas provocam muita revolta, coisas como furtos, roubos, assaltos, uso de drogas ilícitas, ameaças, perturbação da paz, delitos, situações insalubres e mesmo brigas entre eles, tudo isso postado no canal oficial Rio de Nojeira, que faz uso de trocadilho entre o nome da cidade e as situações que revelam a podridão de parte dela. O canal está tanto tempo captando flagrantes que os moradores de rua até já sabem onde fica a janela onde o youtuber  costuma gravar, não é difícil encontrar imagens de eles olhando debochando e fazendo ameaças para a câmera, por essa razão o youtuber costuma, como forma de segurança, gravar usando uma máscara do serial killer do filme Pânico, ocultando sua identidade.

O canal já foi deletado algumas vezes, ressurgiu e foram criadas várias outras cópias de outros usuários, utilizando o mesmo nome, mas no fim isso acaba não importando para nós espectadores, pois os arquivos costumam serem sempre os mesmos, os vídeos viralizam e nunca se perdem com o tempo, inclusive sempre aparece um novo que infelizmente vem a provar que o tempo nada resolve. Como nós brasileiros costumamos levar tudo na brincadeira, esses vídeos não tardam a se tornar memes ou montagens engraçadas, como abertura de animes e versões de jogos de videogame, tudo acompanhado de trilhas sonoras engraçadas e familiares aos usuários do Youtube, que conseguem até arrancar boas risadas.

Sabemos que os vídeos ainda vão se espalhar muito por aí, como forma de comédia ou protesto, outras pessoas vão querer seguir a fórmula do canal e podemos achar tudo ok. O problema mesmo é se tudo não vai passar de uma grande piada e se perder o propósito de denúncia social, o que infelizmente é o mais provável de acontecer.










Nenhum comentário:

Postar um comentário